Market Place Logístico

CONHEÇA MAIS SOBRE MARKET PLACE LOGÍSTICO

Uma das atividades em franco crescimento é o Market Place e estruturar de forma competente a logística é essencial

O comércio eletrônico faz parte de toda a cadeia de suprimentos e é apenas mais um modelo de distribuição para receber pedidos e distribuir os produtos aos clientes.

Tudo o que existe entre o pedido do cliente e a conclusão do pedido é a ‘Logística’. Isso explica a criticidade da logística e certamente a logística é a alavanca principal do modelo geral de comércio eletrônico.

Tipos de transação de comércio eletrônico:

O Comércio Eletrônico (E-Commerce) é uma plataforma na qual a compra e venda de mercadorias é feita e para essa Internet é necessária. Com base no comprador e no vendedor, existem 3 tipos de comércio eletrônico:

  • C2C (Consumidor a Consumidor)

As transações C2C ocorrem entre clientes. Os players do comércio eletrônico fornecem a plataforma e os processos pelos quais a transação ocorre. Uma comissão sobre o valor da transação será o ganho para o player de E-Commerce.

  • B2B (Business to Business)

B2B são as transações entre empresas.

  • B2C (Empresa para Consumidor)

B2C é a forma mais comum de comércio eletrônico na qual uma variedade de mercadorias está disponível.

Alguns seguimentos são Eletrônicos, Aparelhos, Artigos de linha branca, Calçados, Artigos de papelaria e serviços como Reserva de viagens on-line e sites matrimoniais on-line.

Principais fluxos no comércio eletrônico:

Existem 4 fluxos-chave no comércio eletrônico e são:

  • Fluxo de produtos
  • Fluxo de caixa
  • Fluxo de informações
  • Fluxo reverso de produtos.

Fluxo do produto: Este é o movimento das mercadorias dos fornecedores até os clientes. Os participantes da logística desempenham um papel fundamental na movimentação de produtos por essa cadeia.

Fluxo de caixa: O fluxo de caixa é do cliente de volta para os fornecedores, através de várias partes interessadas no modelo de comércio eletrônico, ou seja, do cliente para os players de comércio eletrônico e o fornecedor, por intermediários.

Fluxo de informações: esse fluxo de informações ocorre nas direções e no fluxo principal, essencial para o bom funcionamento das atividades de ponta a ponta no modelo de comércio eletrônico.

Fluxo reverso do produto: significa especificamente as devoluções e danos do produto que devem ser retirados do cliente e devolvidos ao fornecedor por meio do player de comércio eletrônico.

Modelos operacionais de comércio eletrônico

Dependendo do modo de operação, existem dois tipos de modelos básicos de comércio eletrônico:

  • Market Place Logístico: os produtos são adquiridos, armazenados e entregues após o recebimento do pedido
  • Compra e Venda: os produtos são exibidos no portal e, uma vez recebido o pedido, os produtos são colhidos e entregues ao cliente.

1. Modelo do market place logístico

  • No modelo do Market place logístico, os produtos de vários fornecedores são exibidos na plataforma on-line (site) e os produtos podem ser de marca, lojas ou mesmo pessoa física.
  • O fornecedor do mercado cuida do marketing e atrai os clientes, garantindo o controle das transações e a interface do usuário, enquanto o fornecedor que está exibindo seu produto cuida da disponibilidade do produto e da remessa.
  • O provedor do Marketplace recebe uma porcentagem da venda como receita do fornecedor.
  • O Marketplace não possui estoque físico e, portanto, evita custos de manutenção.

2 . Modelo de Compra e Venda

  • Os produtos são comprados pela organização de comércio eletrônico e armazenados em armazéns gerais de operadores logísticos ou próprios
  • Esses produtos adquiridos são exibidos no site e, uma vez que o cliente compra o produto, o operador logístico processa o pedido e entrega direto ao cliente
  • Nesse modelo, custo de manutenção de estoque deve sempre ser considerado, mas o benefício é que o produto pode ser entregue rapidamente ao cliente e o Market Place tem controle total da qualidade da operação

Marke place logístico (última milha)

Existem várias maneiras de planejar a entrega da Last Mile, segue algumas:

  • Entrega programada

MAIS SOBRE O MARKET PLACE LOGÍSTICO

  • Na entrega programada, os Clientes podem selecionar qualquer data específica para entrega dentro de um período especificado após fazer um pedido.
  • Entrega no mesmo dia / dia seguinte dependendo da localização

Existem muitas empresas iniciantes em market place logístico logística que mantêm o foco nas organizações de comércio eletrônico e todas elas estão indo muito bem. Mas, do ponto de vista da organização de comércio eletrônico, a logística do mercado afeta todas as principais propostas de valor – produto certo, entrega pontual e experiência do cliente e, mais importante, tem uma participação de leão no resultado final. ”

Portanto, as atividades de market place logístico é uma função que demanda não apenas a venda on line mas controle de cem por cento da logística envolvida

A Elemar Logística com mais de 30 anos de mercado, atende Clientes de diversos seguimento desde bebidas até artigos infantis e acessórios para celulares, fazendo a gestao completa da armazenagem e entrega das vendas realizadas através de comércio eletronico, atuando com um perfeito suporte no market place logístico.